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terça-feira, 21 de junho de 2011

Plano de Aula - Ciências / 7º Ano

Cursista: Lúcia Martins Dias Couto – Turma Anastácio
Módulo III: Planejamento de Aula
             I.      Identificação:
Escola: EE Roberto Scaff
Turma: 7º ano
Data: 22/06/2011
Carga horária: 2h/a
          II.      Conteúdo:
Plantas típicas do Pantanal
       III.      Objetivo:
Conhecer, através de imagens e textos bibliográficos, algumas plantas típicas do Pantanal.
        IV.      Metodologia:
- Leitura do texto: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/pantanal_flora.htm; debate das principais ideias apresentadas no texto; questionamento sobre o que são plantas nativas e exóticas; identificação geográfica da região do Pantanal;
- Pesquisa, utilizando o laptop – Navegador Web, sobre as espécies vegetais nativas, típicas do Pantanal (seguir orientações da ficha que será formulada pelo professor e disponibilizada no e-mail do aluno);
- Elaborar um “álbum” de plantas típicas do Pantanal, utilizando o Aplicativo Kpresenter, com imagens e informações sobre as plantas pesquisadas (entre 5 e 10 espécies diferentes);
- Importar o “álbum” produzido para o Google Docs, e compartilhar o link com o professor e demais colegas da classe;
- Publicar o álbum criado no Google Docs no blog do aluno – Tema: Portfólio de Ciências.
           V.      Avaliação:
Os trabalhos produzidos serão avaliados considerando-se:
- Apresentação de imagens adequadas às espécies pesquisadas;
- Textos explicativos produzidos pelos alunos: não devem ser cópias e devem apresentar clareza e coesão de idéias;
- Organização e apresentação final do álbum no blog do aluno.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Perguntas

Módulo III - Atividade 1: Ideias

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores". Jean Piaget

"Um dos desafios é a questão da dúvida, a dúvida como princípio do conhecimento, o que abre espaço para a incerteza e o desafio." Sandra Pesavento

"Quando o aprendiz é desafiado a questionar, (...) quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, (...) passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas". Léa Fagundes

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". Paulo Freire

"Aceitar, ou se fazer, uma pergunta significa mergulhar em busca de respostas". Maturana e Varela

"A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução extingue (...) ". Edgar Morin

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Leia o texto de abertura do link principal “Ideias”, e veja o filme ao final deste texto. Ao final da leitura desenvolva a “Atividade 1”. Para debater a sua resposta, converse com seus colegas na escola. Após este diálogo, faça uma nova postagem em seu blog, com o título “Perguntas”. A postagem deve responder as seguintes questões:
• Que ideia ou conceitos centrais você identifica no texto do link “Ideias”?
• Por que as ideias desses autores foram selecionadas para abrir o módulo?
• Qual o papel da pergunta na sala de aula?

Os trechos citados sugerem que a pergunta, o questionamento e a curiosidade levam o aluno despertar para a criatividade, possibilitando a criação, a formulação de hipóteses, contribuindo para a construção do conhecimento. A pergunta deve ser uma constante em sala de aula, para que o aluno possa exercer a curiosidade, e, com a mediação do professor, estabeleça parâmetros para a resolução de problemas essenciais.

Com o uso das tecnologias, pode-se expandir o espaço da sala de aula, e, para tanto, é necessário que o professor organize um “roteiro”, para que os alunos adquiram informações e transformem-nas em conhecimentos. Isso é possível através do despertar do aluno para as questões que são realmente importantes no estudo de um fato ou acontecimento, e aí se faz necessária a inserção de perguntas no cotidiano da sala de aula
A pergunta em sala de aula favorece momentos de reflexões, debates, análise e síntese. Através desses momentos, o aluno pode reestruturar seu pensamento acerca dos fatos estudados, levando-o assim a uma reconstrução do conhecimento e, consequentemente, abrindo oportunidades para seu amadurecimento intelectual.